Nesta sexta-feira (30), o bairro Jardim Camburi receberá uma intervenção urbana, proposta pela artista plástica e empresária da arte Dayse Resende. A partir das 16 horas, 14 artistas do Espírito Santo e de outros estados modificarão totalmente e com muita arte a fachada de um prédio situado à avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, uma das principais do bairro.

“Decidi juntar os artistas e fazer uma ação pelo bairro. Um trabalho em equipe é mais denso de ideias e propostas. Ao convidar pessoas de diferentes cidades e olhar estético, procuro evidenciar a heterogeneidade da produção atual, a diversidade cultural e as diferentes formas de apreensão da arte”, explica a curadora do projeto, Dayse Resende.

Como ela mesma explica, cada artista tem seu projeto poético e, ao agrupar todos de forma colaborativa, o resultado causará, certamente, um estranhamento no espaço urbano. Os artistas capixabas farão seus trabalhos ao vivo, na hora da intervenção; já aqueles que são de outros estados prepararam e enviaram seus trabalhos para serem afixados à parede, a partir da técnica do lambe-lambe.

A escolha do prédio para sofrer a intervenção não se deu à toa. Situado em um lugar de passagem, o espaço tem uma fachada com localização privilegiada, em uma esquina. Os artistas confirmados são Alex Vieira, Anderson Moska, Attilio Colnago, Carmen Cantarini, Cristina Bastos, Dayse Resende, Joana D’arc Fortes, Luciano Boi, Luciano Cardoso e Sandra Resende. De outros estados, mandarão seus trabalhos
Rosane Dias  (Minas Gerais), Eduardo Eloy (Ceará), João Pedro do Juazeiro (Ceará), Dalton de Paula (Goiás).

Para Dayse, esta intervenção terá como principal consequência o estabelecimento de uma importante marca no bairro, a partir da particularização do lugar e da recriação da paisagem. Para ela, o local, a partir da intervenção, será responsável por causar impacto no espectador ou simples passante.

Segundo a curadora do projeto, esta será também uma importante oportunidade de os artistas se inserirem no tecido social, abrirem novas frentes de atuação e ganharem visibilidade para seus trabalhos fora dos espaços consagrados de atuação, como galerias e museus, tornado, inclusive, a arte mais acessível ao público.

Serviço

Intervenção urbana

Dia: 30 de março (sexta-feira)

Horário: a partir das 16 horas

Onde: Avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, 586, Jardim Camburi, Vitória/ES

Artistas participantes: Alex Vieira, Anderson Moska, Attilio Colnago, Carmen Cantarini, Cristina Bastos, Dalton de Paula, Dayse Resende, Eduardo Eloy, Joana D’arc Fortes, João Pedro do Juazeiro, Luciano Boi, Luciano Cardoso,
Rosane Dias e Sandra Resende

Comentários

Postagens mais visitadas